sexta-feira, 25 de maio de 2012

Função SE

Boa noite pessoal!
Hoje vamos criar o seguinte arquivo no excel:




 Bem, precisamos ver quem são as pessoas dessa lista que tem mais de 18 anos. E agora!?
Precisamos resolver esse problema urgente! Acredito q pela função se vai sair legal, concorda?
Mas se você pensou "Agora me lasquei por que não to entendendo nada dessa tal função se", pode esquecer isso! Eu explico =)
A sintaxe dessa função é simples! Sabe quando você combina com a galera de ir no cinema e fala a seguinte frase: "Se não chover eu vou, blz galera?". Nesse momento você estabeleceu um condição para a rapaziada. E ela está representada na palavra "SE".
No excel funiona igualzinha, só que tem umas regrinhas. Tipo, toda função temcomeçar com o sinal "=", isso você ta já careca de saber e logo depois deve vir o nome da função desejada. No nosso caso a função "SE".
No excel ela fica assim:
=se(pergunta;"resposta positiva";"resposta negativa") pronto!!! *toda vez q se coloca texto dentro de uma função ele deve estar entre parenteses.
Vamos tentar traduzir a seguinte frase: "Se ela pegar na minha mão eu beijo na boca. Senão eu abraço."
=se(elapegarnaminhamao;"Beijo na boca";"Abraço")
No excel a gente escreve a função utilizando a célula desejada.
=se(a4=2;"OK";"N ok")

Pronto! Agora que você ja sabe a função se é só praticar.  Resolva a planilha divulgo o resultado amanhã!
Abração!!

Resolução:
=se(C2>18;"Maior que 18 anos";"Menor que 18 anos").

=)

Nenhum comentário:

Postar um comentário