terça-feira, 22 de maio de 2012

Aula de Excel 2007. Função Se e porcentagem

Bom dia queridos amigos!!
Vamos hoje tentar decifrar alguns dos mistértios da função se do microsoft excel 2007. Para começarmos digite a planilha abaixo.
;
Para resolver este pequeno problema vamos precisar de algumas coisas:
a) Calcular o valor do salário;
b)Descontar o valor(porcentagem) referente ao plano de saúde;
c)Caso  seja optante por vale transporte ( o "x" é quem determina isso) descontar 6% do vale transporte.

Agora vamos resolver cada caso.
a) Para calcular o salário devemos multiplicar Valor da Hora Aula pelas horas trabalhadas. No excel vamos utilizar a seguinte fórmula =B4*C4.
b)Para descobrir a porcentagem precisamos multiplicar o valor da porcentagem pelo valor que eu quero descobrir a mesma.
Traduzindo em miudos: Se que quero saber quanto é 10% de 600 é só multiplicar 10/100x600 (lembre-se que a porcentagem é uma fração) você vai obter 60!
Na nossa fórmula vamos precisar fazer o seguinte Salário brutoxporcentagem que vai ficar assim no excel:
=B4*C4*D4
c)Para saber se a pessoa tem ou não direito ao vale transporte é só utilizar a função SE.
=se(e4="x";b4*c4*6%;0)

Bem está tudo pronto. Ou melhor quase :( .
Precisamos juntar isso tudo e calcular o salário líquido. O quebra cabeça está ai só falta VOCÊ montar.

Se você aceitar o desafio, tem um prazo até dia 24/05/12 para fazer isso rodar, pois as 11:00 do referido dia eu posto a resposta!

Bons estudos e aquele abraço pessoas!!

Resposta postada as 00:28 dia 24/05/12.
E ai pessoas! Para quem não conseguiu juntar as formúlas era só fazer o seguinte:
=se(e4="x";(B4*C4)-((B4*C4*D4)+(B4*C4*6%));(B4*C4)-(b4*c4*6%))
Pode ser que você tenha pensado: "Que zorra é essa com esse monte de 'parentis' ai!?" Não se preocupe eu explico.
Utilizamos os parentêses como aprendemos na escola, a função deles ai é separar as operações. Os parentêses obrigatórios são só dois os da função se. =se(...;...;) observe que todas as operações estão ai dentro.

Espero ter ajudado! Mais tarde um nova atividade pessoas!
Se ta gostando das aulas divulgue nosso blog e ajude a outro amigos a entender o excel!

Abraços!!

2 comentários:

  1. Boa noite, estou em duvida nesse exercicio,na parte de desconto de 6% do vale transporte, você somou o resutado +(B4*C4*6%), nao seria subtrair ?

    usei essa formula =SE(E4="x";(B4*C4)-(B4*C4*D4)-(B4*C4*6%);(B4*C4)-(B4*C4*D4))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Everton, bom dia!
      A sua função vai subtrair os descontos PL de Saúde (B4*C4*D4) e Optante por Vale Transporte (B4*C4*6%) logo depois subtrair o valor do salário. Como estamos falando de desconto no salário o correto é somar todo os desconto e só depois subtrair do salário.
      O correto é (B4*C4)-((B4*C4*D4)+(B4*C4*6%)). Os parênteses são usados para que o excel faça primeiro a soma dos descontos e depois subtraia do salário.

      Deu para entender? Em caso de dúvidas é só postar =)

      Excluir