sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

1ª Aula - Tags Principais

Bom dia, boa tarde e boa noite pessoas!

Hoje vamos começar nossa primeira aula. Então mãos a obra!

Para começar um documento HTML, você precisa de duas TAGS:
<html> (toda tag começa com o sinal de menor e termina com o sinal de maior)
</html>(a barra (/) na frente do nome da tag significa que você está fechando ela.)

Obs: Você usa essas tags, para dizer que o que está dentro dela é um comento escrito em HTML.

Epa! Mas o que são TAGS? 
Os navegadores (Internet Explorer, Crome, Mozilla, etc) olham as páginas da internet como um amontoado de texto (hipertexto). O que faz você ver páginas bonitas, cheias de efeitos e cores são as TAGS :) . Elas são as responsáveis de informar ao navegador onde cada coisa deve estar, quais cores deve ter, etc.

Entendido? Então vamos seguir em frente.
A próxima TAG é o <HEAD>. No HEAD (cabeça) da página, vamos colocar informações importantes sobre o documento e importar informações importantes para nosso site.
E por fim temos a TAG <BODY>.Na <BODY> (corpo) teremos as informações referentes ao conteúdo da página. Então, lembre-se: todo conteúdo de um site está no body.

E como fica a arrumação de tudo isso? Simples!
<html>
    <head>
    </head>
    <body>
    </body>
</html>

Vamos criar o nosso primeiro conteúdo para fecharmos o post de hoje!
 <html>
    <head>
         <title>Olá Mundo!</title>
    </head>
    <body>
     Oie!
    </body>
</html>

Opa, opa!! Para que serve a tag <title>?
Resp.: A tag title está defindo o título da página. Como o título é uma informação a respeito do documento, ele fica no head.
O nome Oie escrito entre as tags <body>, vai ser o conteúdo que o usuário vai visualizar na tela.

Copie o código e cole em seu editor. Logo após, salve o arquivo com o nome aula1.html e visualize o mesmo no seu navegador.

E por hoje é só :(
Mas amanhã eu volto \0/

Gostou? Deixa um comentário ai embaixo que é sempre bom saber onde posso melhorar.

Grande abraço! Deus abençoe a todos. :)




quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Introdução ao curso de HTML5 e CSS3

Bom dia, boa tarde e boa noite pessoas!!

Prontos para uma nova aventura?

Hoje existe muita informação na web a respeito de HTML, HTML5, E CSS3.  E muitas destas informação são de boa qualidade.

Você pode estar então se perguntando, por que vou falar sobre essa tecnologia já que existe tanto material de qualidade disponível. Na verdade, minha proposta durante esses posts é fazer algo completo. Vou começar dizendo o que você precisa para começar a fazer as primeiras páginas, até o momento de colocar elas no ar.

E o mais importante: Não vou pedir para você comprar nada e nem tampouco anunciar nada aqui nesse espaço :).
Se você curtiu a proposta, siga conosco nessa aventura que vai com certeza abrir o nosso conhecimento.

O que você precisa, para participar do curso?
Um editor de texto de sua escolha (pode ser o bloco de notas do windows. mas não recomendo). Os mais conhecidos do mercado são: NotePad++, Sublime e Brackets.

Caso queira usar o mesmo que eu utilizarei durante as postagens, utilize o brackets.

É somente isso por hoje.
Meu compromisso é postar um conteúdo por dia. Não deixe de acessar, opinar e mandar sugestões ou críticas para melhoria do blog.

Grande abraço :)