Infelizmente passei muito tempo fora do blog :(
Já tentei voltar algumas vezes, mas não consegui devido a alguns contratempos.
A partir de agora, vou atualizar o blog uma vez por semana no mínimo.
Se você já passava por aqui, continue e participe!
domingo, 3 de setembro de 2017
terça-feira, 1 de março de 2016
sexta-feira, 8 de janeiro de 2016
1ª Aula - Tags Principais
Bom dia, boa tarde e boa noite pessoas!
Hoje vamos começar nossa primeira aula. Então mãos a obra!
Para começar um documento HTML, você precisa de duas TAGS:
<html> (toda tag começa com o sinal de menor e termina com o sinal de maior)
</html>(a barra (/) na frente do nome da tag significa que você está fechando ela.)
Obs: Você usa essas tags, para dizer que o que está dentro dela é um comento escrito em HTML.
Epa! Mas o que são TAGS?
Entendido? Então vamos seguir em frente.
A próxima TAG é o <HEAD>. No HEAD (cabeça) da página, vamos colocar informações importantes sobre o documento e importar informações importantes para nosso site.
E por fim temos a TAG <BODY>.Na <BODY> (corpo) teremos as informações referentes ao conteúdo da página. Então, lembre-se: todo conteúdo de um site está no body.
E como fica a arrumação de tudo isso? Simples!
<html>
<head>
</head>
<body>
</body>
</html>
Vamos criar o nosso primeiro conteúdo para fecharmos o post de hoje!
<html>
<head>
<title>Olá Mundo!</title>
</head>
<body>
Oie!
</body>
</html>
Opa, opa!! Para que serve a tag <title>?
Resp.: A tag title está defindo o título da página. Como o título é uma informação a respeito do documento, ele fica no head.
O nome Oie escrito entre as tags <body>, vai ser o conteúdo que o usuário vai visualizar na tela.
Copie o código e cole em seu editor. Logo após, salve o arquivo com o nome aula1.html e visualize o mesmo no seu navegador.
E por hoje é só :(
Mas amanhã eu volto \0/
Gostou? Deixa um comentário ai embaixo que é sempre bom saber onde posso melhorar.
Grande abraço! Deus abençoe a todos. :)
Hoje vamos começar nossa primeira aula. Então mãos a obra!
Para começar um documento HTML, você precisa de duas TAGS:
<html> (toda tag começa com o sinal de menor e termina com o sinal de maior)
</html>(a barra (/) na frente do nome da tag significa que você está fechando ela.)
Obs: Você usa essas tags, para dizer que o que está dentro dela é um comento escrito em HTML.
Epa! Mas o que são TAGS?
Os navegadores (Internet Explorer, Crome, Mozilla, etc) olham as páginas da internet como um amontoado de texto (hipertexto). O que faz você ver páginas bonitas, cheias de efeitos e cores são as TAGS :) . Elas são as responsáveis de informar ao navegador onde cada coisa deve estar, quais cores deve ter, etc.
Entendido? Então vamos seguir em frente.
A próxima TAG é o <HEAD>. No HEAD (cabeça) da página, vamos colocar informações importantes sobre o documento e importar informações importantes para nosso site.
E por fim temos a TAG <BODY>.Na <BODY> (corpo) teremos as informações referentes ao conteúdo da página. Então, lembre-se: todo conteúdo de um site está no body.
E como fica a arrumação de tudo isso? Simples!
<html>
<head>
</head>
<body>
</body>
</html>
Vamos criar o nosso primeiro conteúdo para fecharmos o post de hoje!
<html>
<head>
<title>Olá Mundo!</title>
</head>
<body>
Oie!
</body>
</html>
Opa, opa!! Para que serve a tag <title>?
Resp.: A tag title está defindo o título da página. Como o título é uma informação a respeito do documento, ele fica no head.
O nome Oie escrito entre as tags <body>, vai ser o conteúdo que o usuário vai visualizar na tela.
Copie o código e cole em seu editor. Logo após, salve o arquivo com o nome aula1.html e visualize o mesmo no seu navegador.
E por hoje é só :(
Mas amanhã eu volto \0/
Gostou? Deixa um comentário ai embaixo que é sempre bom saber onde posso melhorar.
Grande abraço! Deus abençoe a todos. :)
quinta-feira, 7 de janeiro de 2016
Introdução ao curso de HTML5 e CSS3
Bom dia, boa tarde e boa noite pessoas!!
Prontos para uma nova aventura?
Hoje existe muita informação na web a respeito de HTML, HTML5, E CSS3. E muitas destas informação são de boa qualidade.
Você pode estar então se perguntando, por que vou falar sobre essa tecnologia já que existe tanto material de qualidade disponível. Na verdade, minha proposta durante esses posts é fazer algo completo. Vou começar dizendo o que você precisa para começar a fazer as primeiras páginas, até o momento de colocar elas no ar.
E o mais importante: Não vou pedir para você comprar nada e nem tampouco anunciar nada aqui nesse espaço :).
Se você curtiu a proposta, siga conosco nessa aventura que vai com certeza abrir o nosso conhecimento.
O que você precisa, para participar do curso?
Um editor de texto de sua escolha (pode ser o bloco de notas do windows. mas não recomendo). Os mais conhecidos do mercado são: NotePad++, Sublime e Brackets.
Caso queira usar o mesmo que eu utilizarei durante as postagens, utilize o brackets.
É somente isso por hoje.
Meu compromisso é postar um conteúdo por dia. Não deixe de acessar, opinar e mandar sugestões ou críticas para melhoria do blog.
Grande abraço :)
sábado, 26 de julho de 2014
Usando a função se para encontrar o dia da semana.
Bom dia, Boa Tarde ou Boa Noite!
Sejam bem vindos a mais uma viagem dentro do excel.
Hoje vou explicar como exibir o dia da semana em uma planilha. Para isso vou usar um exemplo de um estacionamento.
O dono do estacionamento vrum vrum, deseja saber em quais dias da semana o estacionamento é mais utilizado pelos seus clientes. Ao pegar a planilha de controle se deparou com o problema abaixo:
Sejam bem vindos a mais uma viagem dentro do excel.
Hoje vou explicar como exibir o dia da semana em uma planilha. Para isso vou usar um exemplo de um estacionamento.
O dono do estacionamento vrum vrum, deseja saber em quais dias da semana o estacionamento é mais utilizado pelos seus clientes. Ao pegar a planilha de controle se deparou com o problema abaixo:
A planilha tem as datas mas não tem os dias da semana referentes aquela data!
E agora como resolver o problema? Quem poderá nos socorrer!?
Bem o socorro vem através de uma combinação de funções texto e dia da semana \0/
Vamos começar pelo princípio:
1º - Vamos criar uma nova coluna com o nome dia da semana:
2º - Vamos conseguir o dia da semana, usando uma função que por incrível que pareça recebe o mesmo nome DIA.DA.SEMANA
Essa função retorna o dia da semana de uma data. Por exemplo, quando a data for em uma segunda, a função retorna o número 2, tendo em vista que a segunda é o segundo dia semana.
Obs.: A função dia da semana, pode considerar que a semana começa em um dia diferente a depender se você configura 1, 2 ou 3 no campo retornar_tipo da função.
Arrastando a formulá para as outras células temos o seguinte resultado:
3 - Problema quase todo resolvido. Agora só temos que transformar os números em dias da semana. Como!?
É simples! Vamos usar a função texto.
Segundo o pai da criança a função texto:
" converte um valor numérico em texto e permite especificar a formatação de exibição usando cadeias de formato especiais. Essa função é útil em situações nas quais você deseja exibir números em um formato mais legível ou deseja combinar números com texto ou símbolos. "
Explicando de forma mais clara: Podemos usar a função texto, para dizer ao excel como queremos que um número seja formatado.
Então vamos combinar a função texto com a dia.da.semana e vamos descobrir qual o nome do dia da semana.
Veja como ficou:
Obs.: O "dddd" dentro da função texto, é utilizado para exibição do nome do dia da semana.
Bem agora só falta uma coisa... calcular a quantidade de carros por dia e esse fica como seu desafio!
Em breve posto a resposta do desafio e vocês podem ver se acertaram ou erraram.
abraços e até a próxima excelnautas!
quarta-feira, 2 de julho de 2014
Atalhos no Excel
Pessoas, Boa Tarde!
Tempo é dinheiro.
A frase é clichê, mas extremamente verdadeira.
Para ganhar tempo ao trabalhar com o excel, é essencial saber atalhos no programa que vão lhe permitir maior agilidade.
Segue abaixo lista de atalhos úteis no excel usando control.
Lista retirada de http://office.microsoft.com/pt-br/excel-help/teclas-de-atalho-e-de-funcoes-do-excel-HP010073848.aspx .
Tempo é dinheiro.
A frase é clichê, mas extremamente verdadeira.
Para ganhar tempo ao trabalhar com o excel, é essencial saber atalhos no programa que vão lhe permitir maior agilidade.
Segue abaixo lista de atalhos úteis no excel usando control.
Lista retirada de http://office.microsoft.com/pt-br/excel-help/teclas-de-atalho-e-de-funcoes-do-excel-HP010073848.aspx .
Teclas de atalho -- combinação com CTRL
| TECLA | DESCRIÇÃO |
|---|---|
| CTRL+SHIFT+( | Exibe novamente as linhas ocultas dentro da seleção. |
| CTRL+SHIFT+) | Exibe novamente as colunas ocultas dentro da seleção. |
| CTRL+SHIFT+& | Aplica o contorno às células selecionadas. |
| CTRL+SHIFT_ | Remove o contorno das células selecionadas. |
| CTRL+SHIFT+~ | Aplica o formato de número Geral. |
| CTRL+SHIFT+$ | Aplica o formato Moeda com duas casas decimais (números negativos entre parênteses) |
| CTRL+SHIFT+% | Aplica o formato Porcentagem sem casas decimais. |
| CTRL+SHIFT+^ | Aplica o formato de número Exponencial com duas casas decimais. |
| CTRL+SHIFT+# | Aplica o formato Data com dia, mês e ano. |
| CTRL+SHIFT+@ | Aplica o formato Hora com a hora e os minutos, AM ou PM. |
| CTRL+SHIFT+! | Aplica o formato Número com duas casas decimais, separador de milhar e sinal de menos (-) para valores negativos. |
| CTRL+SHIFT+* |
Seleciona a região atual em torno da célula ativa (a área de dados circunscrita por linhas e colunas vazias).
Em uma tabela dinâmica, seleciona o relatório inteiro.
|
| CTRL+SHIFT+: | Insere a hora atual. |
| CTRL+SHIFT+" | Copia o valor da célula que está acima da célula ativa para a célula ou a barra de fórmulas. |
| CTRL+SHIFT+Mais (+) | Exibe a caixa de diálogo Inserir para inserir células em branco. |
| CTRL+Menos (-) | Exibe a caixa de diálogo Excluir para excluir as células selecionadas. |
| CTRL+; | Insere a data atual. |
| CTRL+` | Alterna entre a exibição dos valores da célula e a exibição de fórmulas na planilha. |
| CTRL+' | Copia uma fórmula da célula que está acima da célula ativa para a célula ou a barra de fórmulas. |
| CTRL+1 | Exibe a caixa de diálogo Formatar Células. |
| CTRL+2 | Aplica ou remove formatação em negrito. |
| CTRL+3 | Aplica ou remove formatação em itálico. |
| CTRL+4 | Aplica ou remove sublinhado. |
| CTRL+5 | Aplica ou remove tachado. |
| CTRL+6 | Alterna entre ocultar objetos, exibir objetos e exibir espaços reservados para objetos. |
| CTRL+8 | Exibe ou oculta os símbolos de estrutura de tópicos. |
| CTRL+9 | Oculta as linhas selecionadas. |
| CTRL+0 | Oculta as colunas selecionadas. |
| CTRL+A |
Seleciona a planilha inteira.
Se a planilha contiver dados, CTRL+A seleciona a região atual. Pressionar CTRL+A novamente seleciona a região atual e suas linhas de resumo. Pressionar CTRL+A novamente seleciona a planilha inteira.
Quando o ponto de inserção está à direita de um nome de função em uma fórmula, exibe a caixa de diálogo Argumentos da função.
CTRL+SHIFT+A insere os nomes e os parênteses do argumento quando o ponto de inserção está à direita de um nome de função em uma fórmula.
|
| CTRL+N | Aplica ou remove formatação em negrito. |
| CTRL+C |
Copia as células selecionadas.
CTRL+C seguido por outro CTRL+C exibe a Área de Transferência.
|
| CTRL+D | Usa o comando Preencher Abaixo para copiar o conteúdo e o formato da célula mais acima de um intervalo selecionado nas células abaixo. |
| CTRL+F |
Exibe a caixa de diálogo Localizar e Substituir com a guia Localizar selecionada.
SHIFT+F5 também exibe essa guia, enquanto SHIFT+F4 repete a última ação de Localizar.
CTRL+SHIFT+F abre a caixa de diálogo Formatar Células com a guia Fonte selecionada.
|
| CTRL+G |
Exibe a caixa de diálogo Ir para.
F5 também exibe essa caixa de diálogo.
|
| CTRL+H | Exibe a caixa de diálogo Localizar e Substituir com a guia Substituir selecionada. |
| CTRL+I | Aplica ou remove formatação em itálico. |
| CTRL+K | Exibe a caixa de diálogo Inserir Hiperlink para novos hiperlinks ou a caixa de diálogo Editar Hiperlink para os hiperlinks existentes que estão selecionados. |
| CTRL+N | Cria uma nova pasta de trabalho em branco |
| CTRL+O |
Exibe a caixa de diálogo Abrir para abrir ou localizar um arquivo.
CTRL+SHIFT+O seleciona todas as células que contêm comentários.
|
| CTRL+P |
Exibe a caixa de diálogo Imprimir.
CTRL+SHIFT+P abre a caixa de diálogo Formatar Células com a guia Fonte selecionada.
|
| CTRL+R | Usa o comando Preencher à Direita para copiar o conteúdo e o formato da célula mais à esquerda de um intervalo selecionado nas células à direita. |
| CTRL+B | Salva o arquivo ativo com seu nome de arquivo, local e formato atual. |
| CTRL+T | Exibe a caixa de diálogo Criar Tabela. |
| CTRL+S |
Aplica ou remove sublinhado.
CTRL+SHIFT+S alterna entre a expansão e a redução da barra de fórmulas.
|
| CTRL+V |
Insere o conteúdo da Área de Transferência no ponto de inserção e substitui qualquer seleção. Disponível somente depois de ter recortado ou copiado um objeto, texto ou conteúdo de célula.
CTRL+ALT+V exibe a caixa de diálogo Colar Especial, disponível somente depois que você recortar ou copiar um objeto, textos ou conteúdo de célula em uma planilha ou em outro programa.
|
| CTRL+W | Fecha a janela da pasta de trabalho selecionada. |
| CTRL+X | Recorta as células selecionadas. |
| CTRL+Y | Repete o último comando ou ação, se possível. |
| CTRL+Z |
Usa o comando Desfazer para reverter o último comando ou excluir a última entrada digitada.
CTRL+SHIFT+Z usa o comando Desfazer ou Refazer para reverter ou restaurar a correção automática quando Marcas Inteligentes de AutoCorreção são exibidas.
|
Voltando as Atividades
Após uma período longe das postagens, estamos voltando com força total.
E desta vez, vamos nos dedicar a cada vez mais fazer uma abordagem maior sobre excel.
Aperte os cintos. A viagem começa agora!
E desta vez, vamos nos dedicar a cada vez mais fazer uma abordagem maior sobre excel.
Aperte os cintos. A viagem começa agora!
Assinar:
Postagens (Atom)





