A essa altura do campeonato ta todo mundo dominando a função se. Correto?
Bem, para o caso de eu estiver errado vou fazer mais uma planilha utilizando essa função maravilhosa!
Digite a seguinte planilha:
Nossa missão:
Criar um meio de que a planilha verifique quem tem ou não direito ao adicional noturno (38% do valor do salário bruto, neste exemplo) e informar quanto cada um vai receber.
Plano:
Bem o primeiro passo é partir para o ataque. O segundo é verificar quem trabalha a noite através de uma função SE e mostrar o valor que o funcionário vai ganhar caso trabalhe a noite. O terceiro passo é somar salário bruto com o adiciona noturno obtido.
Temos a missão e temos o plano. Agora vamos para o campo de batalha!!
Para calcular o valor do adicional noturno devemos fazer o seguinte:
=SE(B2="Noite";C2*38%;0)
Vamos entender o que essa função ai vai fazer além de nos assustar =)
=se( nome da função;
b2="noite" É o teste lógico. É como se a função se fosse lá no B2 e perguntasse: "oh meu vei, você é igual a noite?"
C2*38% Bem, se a função SE encontrar a palavra noite digitada no B2 ela vai calcular o valor do salário bruto * 38% para saber quanto é 38% do salário bruto.
0 Se no B2 não tiver a palavra noite =( então ele vai exibir o número 0
) esse aqui é para fechar a função que foi aberta antes. =)
A minha ficou assim:
Dê enter e logo depois preencha todas as células, com a função. Olhe o que aconteceu:
Bem para saber o salário líquido é só somar agora o salário bruto com o adicional noturno.( Em um mundo perfeito não existem descontos ^^ )
Alto preencha todas as células com o valor da primeira:
E tcharam!!! Temos nossa planilha maravilhosa e perfeita. É... bem, temos algumas coisas ainda para melhorar, como vocês podem perceber se for digitado o nome errado bagunça a função não reconhece. E agora? Tem como resolver?
Sim! temos resolver, mas são cenas para os próximos capítulos!
Acesse, compartilhe e indique nosso blog!
Grande abraçoooo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário