Hoje vamos aprender um pouco de uma das funções de contagem do excel. Existem várias funções para realizar contagens no excel, entretanto nessa aula vamos usar a cont.se .
Construa a seguinte planilha:
Repare que nessa planilha temos um campo "TF" que é o total de faltas. Precisamos contar o total de faltas por aluno, você pode estar pensando em contar isso no "olho". Mas graças a Deus isso não vai ser necessário e você vai economizar seu "olhometro" nessa atividade.
Para fazer essa atividade vamos usar a função cont.se!
Veja como você vai fazer:
Vamos entender o que essa função está fazendo:
cont.se = Nome da função
(B3:E3) = O intervalo onde eu quero que ele conte o parâmetro que eu vou indicar.
f = O paramêtro que estou querendo que a função conte. Lembre que toda ves que usamos um texto dentro de uma função ele deve estar entre aspas duplas. Por isso o f está assim na função.
O objetivo dessa função é contar a quantidade de Efes (f) no intervalo de B3 até E3. ( Lembre que um intervalo pega todos as células contidas nele. No exemplo o intervalo indicado vai estar pegando todas as células de b3 até e3. Isso quer dizer que as células B3, C3, D3 e E3 vão ser verificadas na contagem dos efes).
Após dar o enter vai aparecer o seguinte resultado:
Se você tem acompanhado as outras aulas sabe que não vai ser necessário fazer as fórmulas uma a uma. É só utilizar o recurso de alto preenchimento do excel e aplicar as outras.
E vai ficar assim o resultado:
Bem chegamos a conclusão da primeira parte. Agora precisamos calcular o TFH (total de faltas por hora) e o %F (percentual de faltas). Mas essa parte vou deixar como dever de casa para vocês.
Para fazer a atividade vocês precisam saber de alguns dados.
O valor de cada F são de 4 horas aula. Então se ele tem um F ele faltou 4 horas de aula
A carga horária total da disciplina foram 16 horas.
Amanhã eu coloco a resposta!
Vamos que vamo pessoas!
Aquele abraço! =)
Gostei da iniciativa.
ResponderExcluirvoce agora ta se decidindo pelo caminho correto. parabens.
Ve se le o meu e comenta www.oraculodesalomao.blogspot.com
um abraço