terça-feira, 7 de agosto de 2012

Um pouco da função CONT.SE

Bom dia pessoas!
Hoje vamos aprender um pouco de uma das funções de contagem do excel. Existem várias funções para realizar contagens no excel, entretanto nessa aula vamos usar a cont.se .
Construa a seguinte planilha:

Repare que nessa planilha temos um campo "TF" que é o total de faltas. Precisamos contar o total de faltas por aluno, você pode estar pensando em contar isso no "olho". Mas graças a Deus isso não vai ser necessário e você vai economizar seu "olhometro" nessa atividade.
Para fazer essa atividade vamos usar a função cont.se!
Veja como você vai fazer:

Vamos entender o que essa função está fazendo:
cont.se = Nome da função
(B3:E3) = O intervalo onde eu quero que ele conte o parâmetro que eu vou indicar.
f = O paramêtro que estou querendo que a função conte. Lembre que toda ves que usamos um texto dentro de uma função ele deve estar entre aspas duplas. Por isso o f está assim na função.

O objetivo dessa função é contar a quantidade de Efes (f) no intervalo de B3 até E3. ( Lembre que um intervalo pega todos as células contidas nele. No exemplo o intervalo indicado vai estar pegando todas as células de b3 até e3. Isso quer dizer que as células B3, C3, D3 e E3 vão ser verificadas na contagem dos efes).

Após dar o enter vai aparecer o seguinte resultado:


Se você tem acompanhado as outras aulas sabe que não vai ser necessário fazer as fórmulas uma a uma. É só utilizar o recurso de alto preenchimento do excel e aplicar as outras.

E vai ficar assim o resultado:


Bem chegamos a conclusão da primeira parte. Agora precisamos calcular o TFH (total de faltas por hora) e o %F (percentual de faltas). Mas essa parte vou deixar como dever de casa para vocês.
Para fazer a atividade vocês precisam saber de alguns dados.
O valor de cada F são de 4 horas aula. Então se ele tem um F ele faltou 4 horas de aula
A carga horária total da disciplina foram 16 horas.

Amanhã eu coloco a resposta!
Vamos  que vamo pessoas!
Aquele abraço! =)

Um comentário:

  1. Gostei da iniciativa.
    voce agora ta se decidindo pelo caminho correto. parabens.

    Ve se le o meu e comenta www.oraculodesalomao.blogspot.com
    um abraço

    ResponderExcluir